Reprodução |
Por Laiane Cruz
Emagrecer exige determinação e foco. Entretanto, todas as suas estratégias podem ir por água abaixo caso você não possa contar com a solidariedade dos seus amigos. Aí você se pergunta: Mas, o que eles têm a ver com isso? E a resposta é: Tudo!
De acordo com a Organização Mundial de Saúde o poder da influência dos seus amigos sobre você é determinante para as questões relacionadas à sua saúde, bem como os fatores genéticos.
Para Mariana Cardoso, jornalista, residente de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, toda vez que ela iniciava uma dieta uma amiga chegava convidando pra sair ou oferecendo alguma receitinha nova que acabou de aprender. “Era horrível, minhas dietas nunca davam certo por que não conseguia resistir aos happy hours da vida”, afirma Mariana, que após decidir firmemente, pulou do número 44 para o 36 em seis meses.
Pesquisas realizadas pelos Professores Ph. D James Fowler, da Universidade da Califórnia, e o Nicholas Christakis, professor de sociologia de Harvard, os quais estudaram as redes sociais por 10 anos comprovam que consciente ou inconscientemente as pessoas se baseiam em outras na hora de escolher o que comer e beber e quanto o peso realmente importa.
A decisão dos seus amigos na hora de sair com você para um happy hour ou uma balada pode decidir os rumos do seu emagrecimento. Como? Simples: Seu círculo social influencia seus hábitos. O Álcool é um explosivo notório de dietas (se você puder resistir um copo de whisky após uma cerveja, bem aventurado será), além é claro de trazer riscos à saúde.
Um final de semana repleto de visitas à pizzaria, restaurantes italianos, lanchonetes e outros lugares tentadores, não sugerem a perda de quilos a mais assim tão facilmente. Para piorar a situação, é realmente maravilhoso participar dessas saidinhas, porém a culpa também estará entre as suas companhias e acredite uma amiga que só você vê.
Algumas decisões precisam ser tomadas e se vale um conselho, te farão muito bem. Não significa que você deve deixar de comer tudo. Entretanto, a quantidade de vezes durante a semana que são degustadas é que faz a diferença. Digo por experiência própria querida leitora. Algumas atitudes simples revolucionaram minha vida, afinal academia custa caro.
Dicas pessoais:
Se for a uma lanchonete, prefira os sanduíches naturais. Algumas lanchonetes oferecem opções deliciosas e são muito saudáveis, os preços não são muito diferentes dos convencionais. Se for à pizzaria escolha uma pizza de tomate seco e rúcula, é muito gostosa e evita o excesso de gorduras saturadas no organismo. Outras opções também são bem vindas, como ingerir sucos naturais ao invés de bebidas alcoólicas (apesar de que não bebo) ou refrigerantes. Ah e o que eu mais gosto: uma tigela de açaí com granola bem gelada: alto poder revigorante... e light!
Nenhum comentário:
Postar um comentário