quarta-feira, 8 de junho de 2011

TPM: acabe já com ela!

Por Daniela Cardoso
Ansiedade, tensão, nervosismo, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição, desinteresse pelas atividades habituais, dificuldade de concentração, cansaço, falta de energia, alterações de apetite e de sono, dor de cabeça e musculares, sensação de inchaço. Esses são alguns dos sintomas da TPM – tensão pré-menstrual.
Apesar de não ser unanimidade entre as mulheres, grande parte delas experimentam essas sensações nada agradáveis todo mês. A tensão pré-menstrual pode aparecer até duas semanas antes da menstruação e com ela, diversos sintomas que causam um enorme desconforto e podem até afetar a rotina diária das mulheres.
Para ajudar a minimizar esses sintomas algumas técnicas da massoterapia podem ser aplicadas. De acordo com a massoterapeuta Juciara Alves, “a maioria das técnicas de massoterapia proporciona bem estar, relaxamento e alivio de dores, o que ajuda muito as mulheres que sofrem de TPM.”
Os procedimentos mais adequados, segundo a massoterapeuta, são a Drenagem linfática, Shiatsu, Tuiná, e Massagem relaxante conhecida também como anti-stress, mas cada pessoa deve escolher com qual técnica mais se identifica, e qual lhe proporciona maiores benefícios. Conheça melhor cada um dos procedimentos.
Drenagem linfática: são utilizadas manobras que induzem a paciente a um estado de relaxamento profundo, melhora a circulação sanguínea, melhorando o trânsito do fluxo menstrual, proporciona também alívio de sintomas como dor de cabeça e inchaço corporal.
Shiatsu e Tuiná: por trabalharem os pontos de acupuntura no corpo, além do relaxamento e alivio de dores, induzem ao reequilíbrio dos órgãos internos e hormônios, melhorando o humor, e as dores em geral, inclusive a cólica.
Massagem relaxante muscular: também ajuda no alivio das dores. 
Juciara explicou ainda, que os resultados dessas técnicas, podem variar de acordo com cada mulher, e ressaltou a importância do acompanhamento ginecológico a cada seis meses. “Em algumas mulheres, as cólicas podem ser provenientes de miomas, cistos ovarianos, endometriose que precisam de tratamento médico adequado. Mas no geral, desde a primeira sessão, a massoterapia pode melhorar a qualidade de vida de quem sente cólicas, aliviar os sintomas e em casos simples a mulher até mesmo pode deixar de senti-las,” afirmou.

Um comentário: