segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mulheres ocupam 26% do Governo Dilma


Reprodução


Por Laiane cruz
A presidente Dilma Roussef tem se cercado de mulheres para governar o país. Desde que assumiu a presidência, a mulher mais influente do Brasil almeja que 30% do poder seja ocupado por elas. Bons ventos para o sexo considerado frágil?! Mais do que isso, a redefinição do que é ser mulher neste país. Afinal, a política sempre foi majoritariamente ocupadas por homens.


O Planalto agora é o Palácio das mulheres. Com a chegada de Ideli Salvati para assumir o Ministério das Relações Institucionais, sobe para três o número de aliadas mais próximas do gabinete presidencial, são elas: Gleisi Hoffman, que assumiu recentemente a Casa Civil (coração e ao mesmo tempo calcanhar de Aquiles do governo) e Helena Chagas, Secretaria de Comunicação Social.


Restaram somente dois homens entre os palacianos, Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e José Elito Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional), entre os que têm seus gabinetes mais próximos do da Presidente.


No primeiro escalão do governo Dilma, temos ainda: Tereza Campello (Desenvolvimento Social); Miriam Belchior (Planejamento); Maria do Rosário (Direitos Humanos); Iriny Lopes (Mulheres); Luiza de Bairros (Igualdade Racial); Ana de Hollanda (Cultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Juntas com Ideli, Helena e Gleisi formam o equivalente a 26% do Ministério. Para que seja 30% são necessárias 13 delas ocupando as pastas do governo, que são ao todo 38.

Liderando inicialmente cargos mais humanitários, as mulheres do governo Dilma já apontam uma nova configuração quanto à política nacional. Elas possivelmente poderão ocupar áreas mais técnicas no futuro.


Um estudo das Nações Unidas de 2000 apontou que nos países onde a presença de mulheres no poder é maior, os índices de corrupção são bem menores. Ao passo que, no caso contrário, os níveis de corrupção eram bem maiores. Isso mostra que política também é coisa de mulher. Considero uma ignorância completa o fato de muitas pessoas dizerem que as duas não combinam. Mas se pararmos para pensar A Política também é uma palavra feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário