terça-feira, 14 de junho de 2011

Casamento faz bem a saúde, diz pesquisa

Por Daniela Cardoso
“Que sejam felizes para sempre...” Felicidade no casamento significa melhora da saúde física e mental, é o que concluiu uma pesquisa realizada pela universidade  Cardiff no Reino Unido. Segundo o estudo, os benefícios aumentam com o passar do tempo e faz com que os bem casados vivam mais do que os solteiros.
Calma, não precisa correr para preparar os detalhes do seu casamento quando terminar de ler essa matéria, afinal outro dado revelado pela pesquisa, mostra que os relacionamentos conflituosos não trazem benefícios a saúde, e que os solteiros são mais felizes e saudáveis que as pessoas envolvidas em ralações tensas. E como já sabemos, nem tudo são flores nos relacionamentos, portanto é bom fazer uma boa análise antes de decidir subir ao altar.
A verdade mesmo é que tem muita gente por aí fugindo do casamento, existem também aquelas pessoas casadas que não pitam o casamento como um mar de rosas. Mas, nem tudo é unanimidade, mesmo com a tal fama que o casamento tem, ainda existe muita gente por aí sonhando em trocar alianças. A universitária Maryanne Meira, noiva há um ano e meio, é um exemplo.
“Que venha o casamento, estou preparadíssima! Quero muito casar, construir junto com o meu noivo uma família e um futuro promissor. O casamento é vida a dois, é viver com uma pessoa que você ama e cumprir com obrigações que compete ao casal, porém é uma tarefa difícil na qual devemos levar em consideração os defeitos", lembra a estudante.
Para Márcia de Jesus, 23 anos casada há 6, a convivência em um relacionamento nem sempre é fácil, já que se trata de duas pessoas diferentes dividindo o mesmo espaço. “É preciso ceder, não dá para querer fazer tudo do seu jeito sem pensar no seu companheiro, afinal casamento é somar e dividir ao mesmo tempo. A compreensão, o respeito e o amor são fundamentais para conseguir esse equilíbrio, para ser feliz e fazer o outro feliz.”
Ainda segundo a pesquisa, as mulheres, quando casadas, têm melhor saúde mental. Já os homens de aliança têm maior vantagem física, e os pesquisadores explicam o porque. “O estado físico dos homens melhora provavelmente pela influência positiva da parceira no estilo de vida. No campo mental, as mulheres ficam melhores possivelmente pela grande importância dada ao relacionamento.”
Bom, eu como ainda não experimentei a experiência do casamento não posso dizer muito a respeito. Se ele faz ou não bem a saúde mental e física eu não sei, mas o fato é que apesar de muitos afirmarem que casamento pode não ser a melhor coisa do mundo, eu também estou no time das que sonham em subir ao altar.

Um comentário: